Alegoria dos Quatro Elementos.


"As meninas representam os quatro elementos, respectivamente: Ar, Fogo, Terra e Água. Os símbolos em seus vestidos, bem como os animais sobre as suas cabeças, representam os quatro elementos, seus olhares, roupas e gestos são bastante característicos. Elas bebem Mercúrio, que simboliza (tanto na alquimia quanto na astrologia) a velocidade, traduzindo para a consciência a ideia de prontidão reverente e atenta, que rapidamente dota a química da ação com a intensidade da aplicação. Sobre a mesa há um ninho com três bebês com as iniciais das modalidades: Cardinal, Fixo e Mutável. Já as cores de seus vestidos têm a ver com os símbolos alquímicos, pois segundo os alquimistas a matéria passaria por quatro estágios principais, que têm significado espiritual: 

Nigredo (Operação Negra): é o estágio em que a matéria é dissolvida, está associada a Saturno e ao chumbo (note-se que o símbolo usado em astrologia para representar Saturno representa o chumbo para os alquimistas), ao pesar, à tristeza e à morte.

Albedo (Operação Branca): é o estágio em que a substância é purificada, associa-se à purificação, à Lua e à prata (o símbolo usado para representar a Lua na astrologia é usado para representar a prata).

Citrinitas (Operação Amarela): é o estágio em que se opera a transmutação dos metais (da prata em ouro, ou da luz da Lua – passiva – em luz solar – ativa), está associada ao Sol (cujo símbolo representa o ouro) e ao despertar.

Rubedo (Operação Vermelha): é o estágio final, em que se produz a Pedra Filosofal, associa-se a Marte e ao culminar da obra e à iluminação. 

Observações acerca das meninas:

1. O olhar da menina de Ar é enigmático e distante, sua postura é absolutamente ereta e a menina não toca o tronco que serve de mesa. O temperamento sanguíneo é atribuído ao elemento Ar, bem como a atividade intelectual e a sociabilidade. Ar tende a ser agradável, mas às vezes pode ser arrogante. O Ar é representado por um pássaro, animal que domina os ares, simboliza a liberdade e que possui excelente visão. 

2. O olhar da menina de Fogo, elemento de temperamento colérico, é intenso e impetuoso e a menina (canhota, por sinal) tem as duas mãos sobre o tronco, de modo que parece que a qualquer momento pode apoiar-se sobre as mãos e levantar-se impulsivamente. O Fogo está representado pelo veado, um dos animais mais velozes que existem, animal que parece ser dócil, o que remete ao fato de que pessoas de fogo são calorosas.

3. O olhar da menina de Terra é um pouco melancólico, como seu temperamento. A menina de Terra parece acariciar o tronco com a sua mão esquerda, e o seu braço direito, apesar de estar erguido, toca o tronco que serve de mesa (o tato é um sentido de Terra e há sempre uma forte ligação da terra com a matéria, com o que é físico). O animal que representa Terra é o esquilo, um bichinho pequeno e precavido, que vive em busca de comida, que acumula para o inverno.

4. Já o olhar da menina de Água, de temperamento fleumático, é distante e introspectivo. A menina de Água parece ter os gestos mais fluidos e harmoniosos, apresentando os braços mais abertos e receptivos que os das outras três meninas. O animal que representa a Água é o peixe, animal que pode ser abatido, mas que jamais será domado. Os principais significados da Água são as emoções, a morte e a intensa fertilidade"

(Daí, minha princesinha do tito lembrou de mim...)