Símbolos Hindus.

Om ou Aum é o símbolo mais importante do Hinduísmo, som sagrado e considerado o maior de todos os mantras. A sílaba Om é composta por três sons a-u-m, que representa as mais importantes trindades: 

- Os 3 mundos : terra, atmosfera e céu.
- Os 3 maiores deuses hindus: Brahma, Shiva e Vishnu
- As 3 escrituras sagradas dos Vedas: Rig, Yajur e Sama.

Trishula é a arma usada pelo deus hindu Shiva. Por ser um tridente, cada ponta de sua lança tem seu significado, sendo diretamente relacionadas com as três qualidades da matéria: tamas (a inércia ou a existência), rajas (o movimento ou firmamento) e sattva (o equilíbrio ou trevas). Ainda pode ser representado como o passado, presente e o futuro, visto que Shiva domina a naja, serpente mais mortifera de todas, dando assim, potencial de imortalidade.

A Flor-de-Lótus é o principal símbolo da religião indiana Ayyavazhi, fundada no século XIX e está presente no Sahasrara (também chamado de chacra da coroa), o 7º e mais importante dos chacras que situa-se no alto da cabeça da pessoa e se relaciona com o padrão de energia global dessa pessoa. Esse chacra é originado na tradição hindu mas, como vários outros elemento do Hinduísmo, foi adotado por outras religiões.